PROJETOS DE LEITURA

Considerando a relevância de incentivo à leitura, segue os temas, justificativas e objetivos de cada projeto desenvolvido no CNSL:

PROJETO DE LEITURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

TEMA: ONE, TWO, THREE… # LEITORES EM AÇÃO!

JUSTIFICATIVA: De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as experiências com a literatura infantil, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo a imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo da criança. Oportuniza ainda o divertimento e o desenvolvimento do sentido ético e estético em suas múltiplas linguagens. Bem como, junto ao projeto bilíngue o desenvolvimento cognitivo, além do aprimoramento da memória e atenção, haja vista que essas são algumas das vantagens que se adquire ao está inserido em um ambiente bilíngue ou multilíngue. (ROMAINE, 1995)

Em virtude disso, o presente projeto de leitura tem a intenção de integrar a família e a escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras, tanto na língua materna (L1) como na segunda língua (L2), como a ampliação do vocabulário, a capacidade criadora dos estudantes, tornando-os constantes leitores em ação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Integrar a família no processo de valorização da leitura;
  • Desenvolver habilidades leitoras;
  • Ampliar o vocabulário e a capacidade criadora dos estudantes;
  • Imergir as crianças na realidade multilíngue a partir da leitura;
  • Inferir significado as leituras realizadas na segunda língua (L2).

PROJETO DE LEITURA DO FUNDAMENTAL I 

Tema: Ler é uma aventura: A conexão da leitura fortalece conhecimento.

Justificativa:

Infelizmente a atualidade vem afastando cada vez mais os nossos alunos do ato de ler. Aspectos relacionados à tecnologia, ao acesso restrito à leitura no núcleo familiar e à falta de incentivo em diversas situações ocasionam pouco interesse pela leitura. A consequência de tudo isso é sentido na escola: vocabulário precário, erros ortográficos, dificuldade de compreensão, poucas produções significativas dos alunos e conhecimentos restritos aos conteúdos escolares e/ou de experiência de mundo.

Neste sentido, através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.

Pode, então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Acreditamos, ser o dever de toda instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica, propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que do hábito de leitura, dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se.

Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

Objetivos:

  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  • Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
  • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando, enquanto processo, efetivar a leitura e a escrita;
  • Estimular o desejo de novas leituras;
  • Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
  • Proporcionar momentos de interação entre autores regionais e alunos do CNSL.

PROJETO DE LEITURA DO FUNDAMENTAL II – ANOS INICIAIS

  • TEMA: MARATONA DE LEITURA

 JUSTIFICATIVA

Não é fácil acreditar em consensos para a educação mundial. Cada país apresenta problemas específicos e singularidades que não se transferem a outros, e por essas razões nem sempre o que possui sentido e valor para alguns é transferível a outros. Sendo assim, o ensino da Língua Portuguesa não pode ter como eixo central apenas o assunto que se ensina, mas a propriedade de se fazer desse assunto uma oportunidade para que o estudante dele se utilize para a sua vivência no meio social. É por essa razão que a leitura, segundo Roxane Rojo (2004), é a base do ensino-aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Fundamental. Já desde a década de 1980, esse princípio foi sendo firmado por diversas propostas curriculares e programas, em diferentes estados do Brasil, e uma obra, não única, mas importante nesse processo.

O texto foi então tomando, nessas quase três décadas, primeiramente como um material ou objeto empírico que, em sala de aula, propiciava atos de leitura, de produção, de análise linguística. Um bom exemplo é o da metodologia então denominada de ensino “criativo” que tomava o texto de leitura como um propiciador de “hábitos de leitura” e um “estímulo” para escrever e o texto produzido como resultante de um ato criativo, estimulado pelo método.

Essa virada passou, assim como vários outros formatos de abordar o texto em sala de aula, apareceram outras metodologias de analisar o texto de forma mais discursiva ou enunciativa no que diz respeito ao enfoque dos textos e de seus usos em sala de aula. Trata-se então de enfocar o texto em seu funcionamento e em seu contexto de produção/leitura, sentindo a necessidade de evidenciar as significações geradas mais do que as propriedades formais que dão suportes a funcionamentos cognitivos.

Por isso, a Maratona de Leitura do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, amparada pela Área de Linguagens e suas tecnologias, consolida a importância de um projeto duradouro e contínuo no espaço escolar com a finalidade de desenvolver no leitor uma reflexão sobre a importância do ato da leitura. Foucambert (1994) afirma que, assim como se exige alto nível de exercícios físicos para o aperfeiçoamento do corpo, deve-se exigir o mesmo para os hábitos de leitura. Dessa forma, tomamos a analogia ao pé da letra, entende-se que “desempenho em leitura” quer dizer o exercício vigoroso e permanente da apreensão de sentidos, da construção, da formação e imaginação humana.

Enfatiza Lajolo que um “professor precisa gostar de ler, precisa ler muito, precisa envolver –se com o que lê” (p. 108, 1993). Um bom professor precisa ter familiaridade com uma variedade de textos, a maturidade enquanto leitor, os significados já construídos, a própria história de leitura, constituem condições primordiais para o seu desempenho de mediador da relação de diálogo entre leitor-texto. 

  1. OBJETIVO
  • Promover, progressivamente, a autonomia de leitura e da escrita, de modo, que venha a se constituir no leitor, como importantes ferramentas para a aprendizagem, através do conhecimento sobre os hábitos de leitura, enfatizando o domínio de adquirir as capacidades de ação, discursivas, linguístico-discursiva.

III.          OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Despertar no leitor a apropriação de conhecimentos advindos das habilidades, valores que vão ser constituídos a partir da leitura;
  • Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas e pelos domínios dos conceitos, isto é, dos modos próprios do pensar e atuar frente aos desafios da sociedade;
  • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
  • Consolidar o entendimento das várias dimensões constituídas dos textos, principalmente, compreendendo as sequências narrativas, descritivas, dissertativas e várias outras possibilidades proporcionadas pelo objeto de interação.