BILINGUAL PROGRAM

O contato com línguas adicionais pode acontecer de forma natural. No mundo globalizado e digital, percebemos que os alunos convivem com referências de línguas diferentes da língua materna no seu dia a dia e que esse contato pode ser aproveitado já nos primeiros anos escolares. Por esse motivo, a Educação Bilingue do Colégio Nossa Senhora de Lourdes tem por objetivo priorizar a abordagem natural e comunicativa, baseando-se na motivação dos alunos para favorecer a aprendizagem a partir das ações cotidianas que envolvem a convivência, as brincadeiras, as artes, a literatura, entre outros conhecimentos. O trabalho na Educação Bilíngue está ancorada no CLIL (Contente and Language Integrated Learning), que prima por práticas pedagógicas em que os objetos de conhecimento essenciais, atrelados aos componentes curriculares, são desenvolvidos em Língua Inglesa, de modo que os alunos possam se apropriar de saberes científicos, reforçando a ideia de que a língua é o meio pelo qual a informação e a comunicação se concretizam.

OBJETIVOS:

GERAL

Desenvolver práticas pedagógicas que enfatizem a participação social através da vivência colaborativa em um ambiente organizado, que prima pelo engajamento dos alunos em atividades que demandam o uso da língua inglesa; contribuindo para a formação crítica e cognitiva de um sujeito apto a construir significados por meios das diferenças; a cruzar as fronteiras culturais: a construir no processo de leitura, escrita e oralidade a consciência da função social da língua e a ampliar as possibilidades comunicativas com vistas a acessar conhecimento e partilhar experiências.

ESPECÍFICOS

  • Ampliar o repertório linguístico e as possibilidades de comunicação através de atividades comunicativas contextualizadas e significativas;
  • Aprender um novo idioma de forma integrada ao objeto de conhecimento desenvolvendo competências linguísticas para fortalecer a comunicação oral e escrita em dois idiomas: o da língua materna e o de língua inglesa;
  • Desenvolver a sensibilidade linguística, cultural e social do aluno para a língua estrangeira em relação a sua língua materna;
  • Aprimorar os conhecimentos linguísticos na língua alvo através da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade, visando o sujeito bilíngue capaz de atuar em diversas situações;
  • Ter contato com os fonemas iniciais na língua alvo de forma contextualizada contemplando os interesses e necessidades dos alunos;
  • Ampliar repertório lexical no processo bilíngue de aquisição da linguagem (leitura e escrita na língua alvo/materna) contemplando as etapas de sensibilização, construção de hipóteses, consolidação e maturação.