FUNDAMENTAL II

O Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) é a etapa da Educação Básica em que os estudantes continuam passando muitas transformações biológicas, psicológicas e cognitivas, o que requer uma maior preparação para lidar com os desafios que se apresentam cotidianamente. Nesse sentido, o aprender e o ensinar exigem uma dinâmica didático—pedagógica para que o estudante, cada vez mais, torne-se protagonista de sua aprendizagem.

Segundo a BNCC (2018), as mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social (BNCC, 2018, p.62).                                     

O Colégio Nossa Senhora de Lourdes (CNSL) oferece uma educação voltada ao desenvolvimento integral da pessoa humana, a fim de que esta possa contribuir para a construção da verdadeira cidadania. A Proposta Pedagógica do Colégio inspira-se nos princípios da fundadora Madre Tereza Guerardinguer e fundamenta sua ação na certeza de que para educar é preciso amar. Segue o que preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9 394/96, Resolução CNE/CEB nº 2, de 7 de abril de 1998, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – Lei nº 9 394/96, Lei nº 11 274/ 2006, Projeto Educativo da Rede IENS, a Base Nacional Comum Curricular 20 de dezembro de 2017, bem como as normativas do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE).

Para assegurar uma aprendizagem significativa, o CNSL adota a Pedagogia Histórico-crítica, que privilegia o desenvolvimento de uma linha de ação pedagógica voltada à construção do conhecimento, numa interação entre os conteúdos que devem estar em consonância com as questões sociais e, por conseguinte, com a realidade na qual o estudante está inserido. A metodologia de ensino tem uma perspectiva dialógica, com a vivência de projetos pedagógicos que suscitam reflexão sobre a relação do homem com o meio ambiente e com ele mesmo, com vistas à possibilitar o desenvolvimento das habilidades e competências não somente em relação ao conhecimento científico, mas também, aos valores morais, culturais, éticos e espirituais, ajudando a provocar mudanças na forma de pensar, ser e agir.

Com o trabalho coletivo a partir de projetos colaborativos, os estudantes dos Anos Finais nessa etapa de ensino, compartilham suas experiências, vivências, perspectivas, projetos de vida e assim constroem novos saberes, se apropriando dos conhecimentos historicamente acumulados. A escola é pois, espaço fortalecedor para uma cidadania ativa e participativa.