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O presente de especialização latu senso em Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) tem por objetivo fundamentar teoricamente as práticas psicoterápicas de profissionais que atuam na Clínica com ênfase na abordagem cognitivo-comportamental. As aulas focam estudos de casos clínicos e práticas são utilizadas nos diferentes transtornos neuropsiquiátricos de acordo com o DSM V (DSM – V, APA, 2014): Assim este curso foi concebido com módulos estruturais com o intuito de organizar conceitualmente as disciplinas que o sustentam, são eles:1º) Fundamentos Teóricos, Históricos e Epistemológicos das Terapia Cognitivo-comportamental,2º) Técnicas da Teoria Cognitivo-Comportamental,

3º) Metodologia da Pesquisa e Análise de Casos Clínicos.

O profissional de Psicologia para atuar no âmbito da Terapia Cognitivo-comportamental necessita de um complexo entrelaçamento de qualificação técnica e científica. Desse modo o curso de Especialização em TCC visa a capacitação de profissionais para atuar no âmbito da Clínica Psicológica. Dessa forma, ao implantar o Programa de Pós-Graduação em TCC, pretendemos atender as necessidades locais e regionais evidenciadas pelo expressivo aumento no número de profissionais de Psicologia que vem atuando em tal contexto e pelo grande número de pacientes psiquiátricos, principalmente no que diz respeito ao suicídio.

Segundo Cordioli (2008), a Terapia Cognitiva se utiliza de técnicas referentes a Terapia Comportamental, numa linguagem atual é denominada terapia cognitivo-comportamental (TCC).O tratamento realiza-se a partir de uma formulação cognitiva, como também, baseia-se na construção, compreensão e formulação de conceitos de cada paciente, ou seja, crenças, valores, que estabelecem padrões de comportamentos, nessa vertente a terapia cognitivo comportamental busca a modificação de pensamentos disfuncionais, para assim produzir uma mudança comportamental e emocional significativas e consistentes.

Dessa forma, essa linha teórica se caracteriza como uma abordagem integrativa, uma vez que une conceitos e técnicas cognitivas e comportamentais. Caracteriza-se por ser uma psicoterapia estruturada, de curta duração, que trabalha com a solução de problemas atuais por meio da modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais utilizando estratégias como a psicoeducação. Segue o modelo biopsicossocial, considerando a influência de fatores psicológicos, ambientais, biológicos e sociais como fundamentais para o entendimento do comportamento humano (SOUZA, 2010).

A abordagem cognitivo-comportamental tem sido utilizada nas mais distintas práticas e modalidades de intervenção, tanto no enfoque individual quanto no coletivo. O sucesso das intervenções nesse âmbito tem sido mensurado há décadas, desde os primórdios de sua proposição, com os estudos de Aaron Beck e Albert Ellis (Knapp, 2004), e sua diversificação em termos práticos tem feito com que seja recomendada como abordagem indicada em muitos casos de tratamento na saúde pública (SILVA; PEREIRA; AQUINO, 2011). O que pode compreender também o escopo da clínica ampliada, onde a mesma também engloba organização do trabalho do psicólogo em campo multiprofissional.

Dessa forma, outra contribuição da presente proposta dá-se no sentido de possibilitar formação continuada dos profissionais de Psicologia, que possibilite uma atuação mais próxima dos diferentes campos de atuação que a região oferece, com profissionais capazes de desafiar.

 

PÚBLICO-ALVO

 

Profissionais graduados em psicologia.

 

COORDENADORA

Talina Carla da Silva

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: Integral (Sábados e Domingos)

Período: a carga horária teórica 360h e 60h reservada ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Ao todo, são necessários no mínimo 18 meses para o término do curso.

Carga Horária: 420

MATRIZ

 

Unidades Curriculares
Fundamentação Teórica da TCC
Conceitualização Cognitiva
Técnicas e Procedimentos Terapêuticos
Metodologia da Pesquisa Clínica
Introdução à Psicofarmacologia
Avaliação Neuropsicológica
A Terapia Cognitivo-Comportamental, as Disfunções Sexuais, as Disforias de Gênero e os Transtornos Parafílicos.
A Terapia Cognitivo-Comportamental  e os Transtornos de Ansiedade
A Terapia Cognitivo-Comportamental  e os Transtornos Depressivo e Bipolar
A Terapia Cognitivo-Comportamental  e os Transtornos de Personalidade
A Terapia Cognitivo-Comportamental  e os Transtornos dos Impulsos
A Terapia Cognitivo-Comportamental  na Infância e Adolescência
A Terapia Cognitivo-Comportamental  e o Transtorno do Espectro Autista
A Terapia Cognitivo-Comportamental  para Casais e Família
A Terapia Cognitivo-Comportamental  e a Dependência Química
A Terapia Cognitivo-Comportamental  e a Esquizofrenia
Terapia Cognitivo-comportamentais de Terceira Geração
Orientações de Trabalho de Conclusão de Curso

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