[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”4092″ img_size=”300″ alignment=”center”][vc_column_text]
2º) Técnicas da Teoria Cognitivo-Comportamental,
3º) Metodologia da Pesquisa e Análise de Casos Clínicos.
O profissional de Psicologia para atuar no âmbito da Terapia Cognitivo-comportamental necessita de um complexo entrelaçamento de qualificação técnica e científica. Desse modo o curso de Especialização em TCC visa a capacitação de profissionais para atuar no âmbito da Clínica Psicológica. Dessa forma, ao implantar o Programa de Pós-Graduação em TCC, pretendemos atender as necessidades locais e regionais evidenciadas pelo expressivo aumento no número de profissionais de Psicologia que vem atuando em tal contexto e pelo grande número de pacientes psiquiátricos, principalmente no que diz respeito ao suicídio.
Segundo Cordioli (2008), a Terapia Cognitiva se utiliza de técnicas referentes a Terapia Comportamental, numa linguagem atual é denominada terapia cognitivo-comportamental (TCC).O tratamento realiza-se a partir de uma formulação cognitiva, como também, baseia-se na construção, compreensão e formulação de conceitos de cada paciente, ou seja, crenças, valores, que estabelecem padrões de comportamentos, nessa vertente a terapia cognitivo comportamental busca a modificação de pensamentos disfuncionais, para assim produzir uma mudança comportamental e emocional significativas e consistentes.
Dessa forma, essa linha teórica se caracteriza como uma abordagem integrativa, uma vez que une conceitos e técnicas cognitivas e comportamentais. Caracteriza-se por ser uma psicoterapia estruturada, de curta duração, que trabalha com a solução de problemas atuais por meio da modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais utilizando estratégias como a psicoeducação. Segue o modelo biopsicossocial, considerando a influência de fatores psicológicos, ambientais, biológicos e sociais como fundamentais para o entendimento do comportamento humano (SOUZA, 2010).
A abordagem cognitivo-comportamental tem sido utilizada nas mais distintas práticas e modalidades de intervenção, tanto no enfoque individual quanto no coletivo. O sucesso das intervenções nesse âmbito tem sido mensurado há décadas, desde os primórdios de sua proposição, com os estudos de Aaron Beck e Albert Ellis (Knapp, 2004), e sua diversificação em termos práticos tem feito com que seja recomendada como abordagem indicada em muitos casos de tratamento na saúde pública (SILVA; PEREIRA; AQUINO, 2011). O que pode compreender também o escopo da clínica ampliada, onde a mesma também engloba organização do trabalho do psicólogo em campo multiprofissional.
Dessa forma, outra contribuição da presente proposta dá-se no sentido de possibilitar formação continuada dos profissionais de Psicologia, que possibilite uma atuação mais próxima dos diferentes campos de atuação que a região oferece, com profissionais capazes de desafiar.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados em psicologia.
MAIS INFORMAÇÕES
Horário: Integral (Sábados e Domingos)
Semestres: 4
Carga Horária: 400
MATRIZ
Unidades Curriculares |
Fundamentação Teórica da TCC |
Conceitualização Cognitiva |
Técnicas e Procedimentos Terapêuticos |
Metodologia da Pesquisa Clínica |
Introdução à Psicofarmacologia |
Avaliação Neuropsicológica |
A Terapia Cognitivo-Comportamental, as Disfunções Sexuais, as Disforias de Gênero e os Transtornos Parafílicos. |
A Terapia Cognitivo-Comportamental e os Transtornos de Ansiedade |
A Terapia Cognitivo-Comportamental e os Transtornos Depressivo e Bipolar |
A Terapia Cognitivo-Comportamental e os Transtornos de Personalidade |
A Terapia Cognitivo-Comportamental e os Transtornos dos Impulsos |
A Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência |
A Terapia Cognitivo-Comportamental e o Transtorno do Espectro Autista |
A Terapia Cognitivo-Comportamental para Casais e Família |
A Terapia Cognitivo-Comportamental e a Dependência Química |
A Terapia Cognitivo-Comportamental e a Esquizofrenia |
Terapia Cognitivo-comportamentais de Terceira Geração |
Orientações de Trabalho de Conclusão de Curso |
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]