FUNDAMENTAL I

O Colégio Nossa Senhora de Lourdes apresenta uma proposta fundamentada em Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, Jean Piaget, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, estudiosos que visam à construção do conhecimento de forma global e integral do estudante a partir da valorização que é atribuída aos aspectos: cognitivo, social, motor e afetivo.

Nesse sentido, o trabalho desenvolvido com os alunos de 1º ao 5º ano, enfoca uma proposta dinâmica e objetiva visando à formação desse ser integral, como propõe Madre Teresa. Tem como tendência pedagógica a Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, ou, como também é conhecida, a Pedagogia Histórica-crítica, em que as atividades desenvolvidas partem de uma relação direta com a experiência do estudante, confrontada com o saber que ele traz da sua vivência. Assim, a aula acontece em três momentos: a síncrese (o estudante é convidado a falar sobre o que já conhece a respeito do conteúdo proposto), a análise (é o momento de exposição do conteúdo com a interação do educando) e a síntese (é a produção do resultado, em que o estudante é estimulado a demonstrar o que aprendeu).

Assim, o trabalho realizado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, tem por objetivo oferecer aos estudantes informações necessárias, precisas e adequadas, por meio de atividades interdisciplinares e lúdicas que favoreçam a construção do conhecimento, para que descubram as suas habilidades e tornem-se sujeitos de sua própria história. No CNSL, almejamos o desenvolvimento, a alegria e a formação integral dos nossos alunos.