Atividades do Calendário Decolonial
13 de maio – Discussão sobre diversidade no PPP da Escola:
TURMA ENVOLVIDAS: 72
PROFESSORA THAÍS DIAS
Conhecendo o PPP da Escola e Refletindo sobre Diversidade e Antirracismo
No dia 13 de maio, os alunos da turma 73 participaram de uma atividade formativa voltada ao conhecimento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. A proposta teve como objetivo aproximar os estudantes da filosofia institucional, permitindo que compreendessem de forma mais profunda os princípios que orientam a prática educativa.
Durante o encontro, discutimos os valores que fundamentam o PPP, com destaque para a promoção da diversidade, o compromisso com a justiça social e a educação antirracista. Foi um momento de diálogo e escuta, onde os alunos puderam refletir sobre o papel da escola na construção de uma sociedade mais inclusiva e plural.
A atividade também permitiu reconhecer a importância de a escola assumir, de forma consciente, sua responsabilidade na luta contra todas as formas de preconceito, reforçando que a educação é um caminho potente para transformação social.
Esse momento foi significativo, pois proporcionou aos alunos não apenas o conhecimento de um documento essencial da escola, mas também a oportunidade de se enxergarem como protagonistas na construção de um ambiente escolar mais justo, respeitoso e acolhedor.








20 de Fevereiro – Dia mundial pela Justiça Social:
TURMA ENVOLVIDAS: 73, 301 E 302
PROFESSORA THAÍS DIAS
Dia Mundial da Justiça
No dia 20 de fevereiro, em alusão ao Dia Mundial da Justiça Social, os alunos da turma 73 participaram de uma atividade especial que integrou nosso calendário decolonial. Após uma aula expositiva sobre a temática e a importância da data, os estudantes foram convidados a refletir sobre o significado da justiça, da equidade e do respeito às diversidades.
Como forma de expressão dessas reflexões, cada aluno elaborou um cartão com frases autorais que transmitiam mensagens de respeito, harmonia e o desejo por um mundo mais justo, igualitário e livre de preconceitos. A atividade teve como objetivo estimular a empatia, a solidariedade e a construção de um olhar mais humano e antirracista.
Ao final, os estudantes do 7º ano foram até as turmas do 3º ano do Ensino Médio (301 e 302) e entregaram pessoalmente os cartões, promovendo um momento de troca intergeracional e diálogo sobre a importância da justiça social nas relações cotidianas.
Essa ação faz parte de nosso compromisso com a formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a transformação social.
























21 de Janeiro – Dia Nacional do Combate a Intolerância Religiosa:
TURMA ENVOLVIDAS: 62
PROFESSORA THAÍS DIAS
Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
No dia 21 de janeiro, em celebração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a turma 62 participou de um importante momento de reflexão sobre o tema. A atividade abordou conceitos como tolerância, intolerância e o respeito às diferentes formas de cultura e manifestações religiosas presentes em nossa sociedade.
Durante a aula, os alunos foram incentivados a refletir sobre a importância do respeito à diversidade religiosa como parte essencial da convivência democrática e da valorização dos direitos humanos. Em seguida, formaram grupos para criar cartazes informativos com mensagens em defesa da liberdade religiosa, do respeito mútuo e do reconhecimento das diversas crenças e tradições culturais dos povos.
A atividade teve como objetivo promover o diálogo, a empatia e a valorização da diversidade, contribuindo para a formação de uma comunidade escolar mais consciente, respeitosa e acolhedora com todas as formas de manifestação religiosa.
Essa ação integra o nosso calendário decolonial e reafirma o compromisso da escola com uma educação que combate o preconceito e promove o conhecimento como ferramenta de transformação social.




















21 de Março – Dia da Poesia – Turma 72:
TURMA ENVOLVIDAS: 72
PROFESSORA THAÍS DIAS
Varal Poético Antirracista | Dia Mundial da Poesia
No dia 21 de março, em alusão ao Dia Mundial da Poesia, os alunos da turma 72, junto à professora, participaram de uma atividade que uniu arte, escuta e reflexão sobre a luta antirracista.
A aula teve início com a leitura coletiva de poesias que abordam temas como a valorização da identidade negra, o enfrentamento ao racismo e o respeito à diversidade. Após o momento de escuta e debate, os alunos foram convidados a expressar suas próprias ideias, sentimentos e vivências por meio da criação de poemas autorais com foco no respeito, na igualdade e na valorização das diferenças.
Como forma de compartilhar essas produções, os textos foram organizados em um varal poético, montado dentro da sala de aula, transformando o espaço em um ambiente de expressão, acolhimento e resistência por meio da arte.
Essa ação integra o nosso calendário decolonial e reafirma o compromisso da escola com uma educação que valoriza a escuta sensível, a produção criativa e o combate ao racismo em todas as suas formas.












ABRIL – Roda de Conversa com a Professora Celda Regina | Lei 10.639/03 e Educação Antirracista:
TURMA ENVOLVIDAS: 72
PROFESSORA THAÍS DIAS
Roda de Conversa com a Professora Celda Regina | Lei 10.639/03 e Educação Antirracista
No dia 30 de abril, os alunos do Curso Normal em Nível Médio (CNNM) participaram de um momento especial de conversa e escuta com a professora Celda Regina, mestre e especialista na discussão da Lei 10.639/03 – que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas.
Durante o encontro, a professora proporcionou um grande debate sobre o racismo estrutural no Brasil, abordando seus problemas e refletindo sobre a importância da integração da educação com a valorização da lei. Essa discussão destacou a necessidade de promover uma educação antirracista, inclusiva e transformadora, ressaltando o papel do educador na construção de uma sociedade mais justa e plural.
O momento foi significativo, promovendo uma reflexão profunda entre os participantes e reafirmando o compromisso do curso com a formação de futuros professores conscientes e críticos, preparados para contribuir com a luta contra o racismo e a valorização da diversidade cultural.












































13 de maio – Ação Antirracista – Educação e Luta Antirracista: entre o Saber e a Memória:
TURMA ENVOLVIDAS: 72
PROFESSORA THAÍS DIAS
Educação e Luta Antirracista: entre o Saber e a Memória
Aproveitando duas datas de grande relevância – o Dia da Educação (28 de abril) e o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil (13 de maio) – os alunos da turma 63 participaram de uma atividade de conscientização voltada à luta antirracista, ao respeito e à construção de um futuro mais justo.
A atividade teve início com uma roda de conversa mediada pela professora, na qual os estudantes refletiram sobre o racismo estrutural e seus impactos na sociedade brasileira. Discutiu-se como a educação de qualidade, crítica e inclusiva pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social e combate às desigualdades raciais ainda tão presentes em nosso cotidiano.
Após o debate, os alunos foram convidados a escrever cartões de conscientização, com mensagens voltadas à importância da educação como direito de todos e à necessidade de combater o racismo de forma ativa e cotidiana.
Esses cartões foram entregues aos alunos do Ensino Médio durante o intervalo, promovendo um momento de troca intergeracional. A ação foi marcada por emoção, escuta e leveza, demonstrando que o conhecimento e o diálogo são caminhos possíveis para a construção de uma sociedade mais harmônica, crítica e igualitária.
A atividade integra nosso calendário decolonial e reafirma o papel da escola como espaço de formação cidadã, onde o passado é lembrado para que os erros não se repitam, e onde a educação se coloca como alicerce para um futuro antirracista.












Combate ao Racismo Recreativo:
No dia 06 de julho, o professor Douglas Queiroz conduziu uma roda de conversa com os alunos da turma 104, abordando o tema: “Racismo não é brincadeira: por que piadas machucam?”. Durante o encontro, foram discutidas questões sobre a estrutura do racismo e os impactos negativos que piadas racistas podem causar, revelando seu caráter maldoso e prejudicial. O debate foi bastante enriquecedor e contribuiu significativamente para a reflexão crítica dos alunos. Seguimos firmes no compromisso com o combate ao racismo.












Carnaval, História e Luta Antirracista:
TURMA ENVOLVIDAS: 72
PROFESSORA THAÍS DIAS
Carnaval, História e Luta Antirracista
No dia 10 de março, as turmas 204 e 93 participaram de um momento de animação, aprendizado e reflexão antes das festividades do Carnaval. A proposta foi trabalhar a dimensão cultural, histórica e crítica dessa importante manifestação popular, valorizando o conhecimento e a luta presentes nas alegorias e enredos carnavalescos.
A turma 204 mergulhou na análise do samba-enredo da escola de samba Mangueira, intitulado “História para ninar gente grande”, que traz à tona narrativas silenciadas e valoriza as contribuições negras e indígenas na construção do Brasil. A partir dessa discussão, os alunos refletiram sobre a história oficial, as resistências negras e a potência do Carnaval como espaço de memória, crítica e afirmação identitária.
Já a turma 93 debateu os enredos previstos para os desfiles de 2025, observando as críticas sociais e políticas contidas nas alegorias das escolas de samba. A discussão destacou como o Carnaval também é um palco de luta, onde temas como racismo, desigualdade e invisibilização ganham visibilidade por meio da arte.
A atividade integrou o nosso calendário decolonial e contribuiu para que os estudantes compreendessem o Carnaval não apenas como festa, mas como um espaço legítimo de resistência, cultura e educação antirracista.













Trabalhando o Dia da Educação com Educadores Negros e Indígenas: Reconhecer, Valorizar e Transformar:
PROFESSORA FRANCIELY MENEZES – TURMA 304
Trabalhando o Dia da Educação com Educadores Negros e Indígenas: Reconhecer, Valorizar e Transformar
No contexto da formação de professores e da construção de uma educação antirracista, o Dia da Educação representa uma oportunidade fundamental para promover reflexões e ações que fortaleçam a valorização da diversidade cultural e histórica do Brasil. Com esse propósito, propomos a realização da atividade voltada para os alunos da turma 304 (Curso Normal em Nível Médio), que contemplaram a presença e a contribuição de educadores negros e indígenas na construção do conhecimento e no enfrentamento das desigualdades educacionais.
Além disso, é fundamental que os estudantes compreendam a importância da representatividade no ambiente escolar e o papel da escola como espaço de resistência e transformação. O contato com experiências de educadores negros e indígenas possibilita uma ampliação de horizontes, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes de seu papel social e preparados para atuar em contextos diversos.
Essa iniciativa não apenas celebra o Dia da Educação, mas também reafirma o compromisso com uma formação docente pautada pela equidade, pelo respeito à diversidade e pela valorização dos saberes ancestrais que compõem nossa identidade enquanto nação plural.










