O Colégio Nossa Senhora de Lourdes fundamenta sua proposta pedagógica para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos princípios de Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, Jean Piaget, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, focando na construção integral do conhecimento dos estudantes. Do 1º ao 5º ano, o trabalho pedagógico é dinâmico e centrado na Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos, que valoriza a experiência dos alunos e promove o aprendizado em três etapas: a exploração do conhecimento prévio, a exposição interativa do conteúdo e a síntese do aprendizado. Essa abordagem interdisciplinar e lúdica visa o desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo, incentivando os alunos a descobrirem suas habilidades e a serem protagonistas de sua própria história, em um ambiente que cultiva alegria e crescimento integral.
O Colégio Nossa Senhora de Lourdes apresenta uma proposta fundamentada em Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, Jean Piaget, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, estudiosos que visam à construção do conhecimento de forma global e integral do estudante a partir da valorização que é atribuída aos aspectos: cognitivo, social, motor e afetivo.
Nesse sentido, o trabalho desenvolvido com os alunos do 1º ao 5º ano, enfoca uma proposta dinâmica e objetiva visando à formação desse ser integral, como propõe Madre Teresa. Tem como tendência pedagógica a Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos, ou, como também é conhecida, a Pedagogia Histórica-Crítica, em que as atividades desenvolvidas partem de uma relação direta com a experiência do estudante, confrontada com o saber que ele traz da sua vivência. Assim, a aula acontece em três momentos: a síncrese (o estudante é convidado a falar sobre o que já conhece a respeito do conteúdo proposto), a análise (é o momento de exposição do conteúdo com a interação do educando) e a síntese (é a produção do resultado, em que o estudante é estimulado a demonstrar o que aprendeu).
Assim, o trabalho realizado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, tem por objetivo oferecer aos estudantes informações necessárias, precisas e adequadas, por meio de atividades interdisciplinares e lúdicas que favoreçam a construção do conhecimento, para que descubram as suas habilidades e tornem-se sujeitos de sua própria história. No CNSL, almejamos o desenvolvimento, a alegria e a formação integral dos nossos alunos.
No Colégio Nossa Senhora de Lourdes, acreditamos que a imersão em um segundo idioma desde cedo amplia horizontes e prepara nossos alunos para um mundo globalizado. Nossa Educação Bilíngue vai além do ensino tradicional, integrando o inglês de forma natural e divertida ao cotidiano das crianças, com material exclusivo e atividades especialmente desenvolvidas para o nosso contexto. Aqui, aprender uma nova língua é uma aventura estimulante que desperta curiosidade e abre portas para o futuro.
Quer saber mais sobre como nossa Educação Bilíngue pode transformar o aprendizado do seu filho? Fale com um especialista no ensino de Língua Inglesa e saiba mais sobre nosso projeto!
No Colégio Nossa Senhora de Lourdes, o acompanhamento pedagógico vai além das salas de aula. Nossa abordagem integra o suporte emocional e educacional para garantir o desenvolvimento integral de cada estudante. Contamos com o acompanhamento dedicado de uma psicóloga educacional, que oferece suporte contínuo para o bem-estar emocional e social dos alunos. Além disso, nossa coordenação mantém um diálogo constante com as famílias, fornecendo orientação e feedback para assegurar que cada discente esteja evoluindo de forma harmoniosa e alinhada com suas necessidades individuais.
O Serviço de Psicologia Escolar do Colégio Nossa Senhora de Lourdes tem como missão promover o bem-estar e desenvolver aspectos emocionais, cognitivos e sociais de toda a comunidade escolar, incluindo docentes, discentes, famílias e educadores de apoio. Esta é uma condição essencial para os processos de ensino-aprendizagem, garantindo um ambiente educativo harmonioso e eficaz.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço fundamental da educação especial que busca eliminar barreiras e garantir a plena participação de alunos com necessidades específicas. De acordo com as diretrizes do SEESP/MEC, o AEE “identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade” para apoiar a inclusão e a autonomia dos estudantes tanto na escola quanto fora dela.
Em um mundo cada vez mais globalizado, aprender inglês desde cedo se torna essencial. A língua inglesa faz parte do nosso cotidiano, presente em jogos, brinquedos, tecnologia, moda e entretenimento. No Colégio Nossa Senhora de Lourdes, o curso More English foi desenvolvido para aproveitar essa exposição natural ao idioma, transformando a curiosidade das crianças em uma oportunidade real de aprendizado.
No Turno Inverso do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, oferecemos uma extensão do ambiente escolar, onde o educar, cuidar, brincar e aprender se unem em perfeita harmonia. Nosso objetivo é proporcionar um espaço seguro e acolhedor, onde as crianças têm a oportunidade de se desenvolver através de atividades físicas, culturais, cognitivas, artísticas e psicomotoras. Com profissionais qualificados e amplo espaço físico, garantimos experiências enriquecedoras e prazerosas que tornam o aprendizado contínuo e significativo.
No WhatsApp Number Found!
CNSL
Escolha o setor que quer falar?
Assistente Social
Secretaria
Tesouraria
Educação Infantil
🟢 Online | CNSL
Fale Conosco