05 Agosto, 2020

Bem-vindo ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

A- A A+

(83) 3531-1229 / 9.9693-3198

Com a suspensão das aulas, estamos disponibilizando tarefas aos estudantes para serem respondidas em casa.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 08/04/2020:

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa – Redação
Professor: Everton Ferreira
Tema: O regimento interno
> Segue o vídeo: https://youtu.be/DT2Wx01N094
> Lembrete:
- A redação deverá ser escrita no bloco oficial da escola.
- Siga as orientações conforme o explicitado pelo professor.
> Proposta da Redação (clique aqui)
1. Faça uma pesquisa sobre o regimento;
2. Crie um tema para o seu regimento;
3. Apresente após o tema no 1º artigo, o objetivo do seu regimento;
4. Organize as etapas de vivência no período de quarentena (Da sua casa);
5. Exponha em artigos na produção textual.

> Leitura do paradidático: Romeu e Julieta – Shakespeare.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Everton Ferreira
Tema: Regência verbal e regência nominal (Uma breve descrição)
> Correção do exercício: Pág. 96, Q´s: 5 a 7. (clique aqui)
> Segue o vídeo: https://youtu.be/WRer9hrFD-0
> Atividade para casa:
- Leitura da página: 107
- Exercício: Pág.108, Q´s: 1 a 6.

> Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.

---------------------------------------------------------------

 

Aula do Zoom
Turma: 7°ano e 8°ano
Disciplina: Zoom
Professor: Geórgene
Tema: Robô Socorro
Atividade do zoom: (clique aqui)

---------------------------------------------------------------

Turma: 81
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema: A pobreza no Brasil
> Fazer a correção das questões passada na aula anterior (06/04/2020):
> Correção: (Observação sua resposta não precisa está igual, mas semelhante quanto a temática).
Página: 50 questões 01 e 02
1-a) O maior índice de exclusão digital se encontra no continente africano.
b) Não é possível dizer que o continente americano possui amplo acesso à internet, pois há países em que a maior parte da população ainda não possui acesso.
c) O Distrito Federal é a Unidade da Federação com maior percentual de domicílios com acesso à internet, enquanto o Piauí e o Maranhão são as unidades que possuem menos domicílios com acesso.
2- A implantação de espaços gratuitos de acesso à internet, além da instalação de redes que possibilitam o acesso a rede em escolas, praças, parques e outros espaços públicos.

> Analise as imagens da página 53 e leia a charge. Agora responda as questões 01 e 02 da mesma página.

---------------------------------------------------------------

Turma: 82
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema: Percentual da população que acessa a internet
> Fazer a correção das questões passada na aula anterior (06/04/2020):
> Correção: (Observação sua resposta não precisa está igual, mas semelhante quanto a temática).
Página 48
1-A pobreza ou baixo nível de renda, baixa escolaridade ou eventualmente morar numa área remota, sem acesso a saneamento básico, segurança, saúde e educação de qualidade, etc.. são fatores que levem as pessoas ou grupos a exclusão social. E também que o fato de uma pessoa ter alguma deficiência- visual, auditiva, de locomoção- pode gerar exclusão nos locais onde não há empresas que contratem essas pessoas e equipamentos os edifícios adaptados a elas.
2- Escolas, edifícios ou vias públicas adaptadas as pessoas com deficiência, programas de apoio as famílias para que elas coloquem seus filhos nas escolas, etc.
> Observe o mapa da página 50 e na sequência responda à questão 01 e 02 da mesma página.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 07/04/2020:

Turma: 81 e 82
Disciplina: Arte
Professor: Solange
Tema: Renascimento
> Assistir ao vídeo: https://youtu.be/-zGxPHhKYAM

- Não poderíamos falar sobre o Renascimento sem conhecermos um dos maiores pintores desse movimento artístico.
- Segue em anexo um texto complementar da Biografia de Michelangelo com umas questões objetivas para serem respondidas.
> texto complementar (clique aqui)

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Everton Ferreira
Tema: Regulamento e Estatuto – Uma necessária orientação. (Como funciona um regulamento ou um estatuto?)
Regulamento x Estatuto x Regimento
> Correção do exercício: Pág. 96, Q´s: 3 e 4. (clique aqui)
> Segue o vídeo: https://youtu.be/y5r6vThH_XU
> Atividade para casa: Leitura das páginas: 94/95.
> Exercício: Pág.96, Q´s: 5 a 7.
> Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81
Disciplina: Ciências
Professora: Fazinha Abreu
Tema: Digestão
> Realizem a atividade da página 82, as questões de 1 até 6 para fixar a aprendizagem sobre o sistema digestório.
> Correção (clique aqui)

---------------------------------------------------------------

Turma: 82
Disciplina: Ciências
Professora: Fazinha Abreu
Tema: Digestão
> Realizem a atividade da página 82, as questões de 1 até 6 para fixar a aprendizagem sobre o sistema digestório.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 06/04/2020:

Turma: 81 e 82
Disciplina: Ens. Religioso
Professor: Maximiliano Albuquerque
Tema: A formação da Identidade do ser humano.
Atividades do livro: Leitura da Página 21.
Responder as questões 01 da página 22, e 03 da página 24.
Obs: Não precisa responder a questão 2.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa – Redação
Professor: Everton Ferreira
Tema: O regimento interno.
> Segue o vídeo: https://youtu.be/iBthslymZVA
Aula de Redação: (clique aqui)
> Lembrete:
A redação deverá ser escrita no bloco oficial da escola.
Siga as orientações conforme o explicitado pelo professor.
1. Faça uma pesquisa sobre o regimento;
2. Crie um tema para o seu regimento;
3. Apresente após o tema no 1º artigo, o objetivo do seu regimento;
4. Organize as etapas de vivência no período de quarentena;
5. Exponha em artigos na produção textual.
> Leitura do paradidático: Romeu e Julieta – Shakespeare.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema: Percentual da população que acessa a internet
> Fazer a correção das questões passada na aula anterior (01/04/2020):
Correção: (Observação sua resposta não precisa está igual, mas semelhante quanto a temática).
Página 48
1-A pobreza ou baixo nível de renda, baixa escolaridade ou eventualmente morar numa área remota, sem acesso a saneamento básico, segurança, saúde e educação de qualidade, etc.. são fatores que levem as pessoas ou grupos a exclusão social. E também que o fato de uma pessoa ter alguma deficiência- visual, auditiva, de locomoção- pode gerar exclusão nos locais onde não há empresas que contratem essas pessoas e equipamentos os edifícios adaptados a elas.
2- Escolas, edifícios ou vias públicas adaptadas as pessoas com deficiência, programas de apoio as famílias para que elas coloquem seus filhos nas escolas, etc.
> Observe o mapa da página 50 e na sequência responda à questão 01 e 02 da mesma página.

---------------------------------------------------------------

Turma: 82
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema: Pobreza e exclusão social
> Fazer a correção das questões passada na aula anterior (01/04/2020):
Correção: (Observação sua resposta não precisa está igual, mas semelhante quanto a temática).

Questões:1, 2 e 3 da página 43:
1- Baixo nível tecnológico, catástrofes naturais, guerras e outros conflitos armados, situações de crise econômica com fechamento de empresas e perda de empregos, distribuição social da renda muito concentrada, corrupção, etc.
2- As crises econômicas, a má distribuição social da renda em alguns países, a corrupção com desvio de recursos públicos, guerras, etc.
3- A concentração de renda é um dos motivos de a população brasileira ter baixos rendimentos e muitos ficarem sem condições de ter ou alugar uma moradia digna, o que resulta em habitações em áreas de risco e crescimento das comunidades nas médias e grandes cidades do país. Entre outras questões.
> Faça a leitura da página 48 e responda as questões 1 e 2 da mesma página.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81
Disciplina: Ciências
Professora: Fazinha Abreu
Tema: Digestão
> Realizem a atividade da página 82, as questões de 1 até 6 para fixar a aprendizagem sobre o sistema digestório.

---------------------------------------------------------------

Turma: 82
Disciplina: Língua Inglesa
Professor: Ramon
Tema: Easter and Ruby Bridges

> Fazer a correção da atividade proposta na aula passada, sobre Ruby Bridges. O documento com a correção segue abaixo.
- Correção da atividade (clique aqui)
> Assistir ao vídeo! Essa é uma parte da história, bem conhecida por sinal, mas precisamos relembrar nossa celebração:
https://www.youtube.com/watch?v=ygQhnqSn3TA

Esse é o verdadeiro sentido da páscoa. Jesus ressuscitou!
Vamos conhecer um pouco do vocabulário de Páscoa em inglês? Let's start? https://www.youtube.com/watch?v=dSlu870DTwQ

> Abaixo segue um texto, o Easter around the world, você deve ler e em seguida realizar a atividade proposta, que também segue logo abaixo.

Great! Vamos lá e Happy Easter!
Have a nice day! See you

- Link do texto, o Easter around the world: (clique aqui)
- Link do atividade: (clique aqui)


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 03/04/2020:

Turma: 81 e 82
Disciplina: Matemática
Professor: Geórgene
Tema: Atividade do Livro
> Página: 106 - Questões: 1,2 e 3
> Página: 107 - Questões: 12 e 17
> Página: 108 - Questões: 2,3 e 7
> Página: 110 - Questões:1 e 2

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Everton Ferreira
Tema: Regulamento e Estatuto – Uma necessária orientação. (Como funciona um regulamento ou um estatuto?)
Regulamento x Estatuto x Regimento
> Correção do exercício: Pág. 96, Q´s: 1 e 2.
- Seguem os vídeos:
Vídeo01: https://youtu.be/fhqzjpmoY1g
Vídeo02: https://youtu.be/yg1erc5jUTg

- Atividade para casa:
Leitura das páginas: 94/95.
Exercício: Pág.96, Q´s: 3 e 4.

> Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 02/04/2020:

Turma: 81 e 82
Disciplina: Matemática
Professor: Geórgene
>Tema: Atividade no Caderno de Atividades
- Página 39 - questões 13 e 15
- Página 43 - questão 37
- Página 44 - questão 41
> Correção de Exercício de Matemática das Turmas 81 e 82
- Questões 22 e 25: https://youtu.be/j0MX4exWPLc
- Questões 31 e 34: https://youtu.be/lWJs_H3hezo

---------------------------------------------------------------

Turma: 82
Disciplina: Ciências
Professor: Fazinha Abreu
Tema: Etapas da digestão humana
Atividade (clique aqui)

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Everton Ferreira
Tema:
Objetos de conhecimento: Regulamento e Estatuto – Uma necessária orientação. (Como funciona um regulamento ou um estatuto?)
Regulamento x Estatuto x Regimento
> Correção do exercício: Pág. 93, Q´s: 1 a 4.
- Seguem os vídeos:
1º Vídeo: https://youtu.be/fhqzjpmoY1g
2º Vídeo: https://youtu.be/yg1erc5jUTg

> Atividade para casa:
Leitura das páginas: 94/95.
Exercício: Pág.96, Q´s: 1 e 2.

> Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Matemática
Professor: Geórgene
Tema: Aula virtual no Zoom
Data 03/04
- Turma 81: 10h.
- Turma 82: 10h e 40 minutos.
Link para baixar o aplicativo.
https://us04web.zoom.us/j/2562335878

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 01/04/2020:

Turma: 81
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema: Pobreza e exclusão social
> Fazer a correção das questões passada na aula anterior (30/03/2020):
> Correção: (Observação sua resposta não precisa está igual, mas semelhante quanto a temática).

- Questões:1, 2 e 3 da página 43:
1-Baixo nível tecnológico, catástrofes naturais, guerras e outros conflitos armados, situações de crise econômica com fechamento de empresas e perda de empregos, distribuição social da renda muito concentrada, corrupção, etc.
2- As crises econômicas, a má distribuição social da renda em alguns países, a corrupção com desvio de recursos públicos, guerras, etc.
3-A concentração de renda é um dos motivos de a população brasileira ter baixos rendimentos e muitos ficarem sem condições de ter ou alugar uma moradia digna, o que resulta em habitações em áreas de risco e crescimento das comunidades nas médias e grandes cidades do país. Entre outras questões.

> Faça a leitura da página 48 e responda as questões 1 e 2 da mesma página.

---------------------------------------------------------------

Turma: 82
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema: Migrações e preconceitos
> Fazer correção da atividade página: 37 questões: 02 (passado dia 25/03/2020).
> As respostas são pessoais com base no seu entendimento referente ao texto.

- Esse vídeo ajuda a entender melhor a temática do texto: https://youtu.be/H7gM-UhM6Qg
- Fazer a leitura das páginas: 39 a 43 e assistir ao vídeo: https://youtu.be/slzCkclK0gM

> Na sequência responder as questões:1, 2 e 3 da página 43.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Inglesa
Professor: Ramon
Tema: Simple Past | Ruby Bridges
> Assistir ao vídeo para reforçar a temática da unidade: https://youtu.be/X_VxAvZZdXE
> Agora que você revisou o Simple Past, é hora de colocar em prática.
- Há uma atividade sobre a temática no Qmágico. Let's do it!

> Nessa unidade estamos estudando o perfil da ativista Ruby Bridges. Abaixo, segue um PDF de apoio e uma atividade para reforçarmos nosso entendimento sobre o tema.
- Material de apoio (clique aqui)
- Atividade (clique aqui)

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Everton Ferreira
Tema: Regulamento e Estatuto – Uma necessária orientação.
> Estatuto é termo que define um conjunto de leis que regem uma estrutura social coletiva, especialmente privada. É um regulamento, um grupo de leis ou regras a serem seguidas dentro de uma coletividade específica. No âmbito jurídico, disciplina o relacionamento interno e externo da uma sociedade.
- Segue o vídeo: https://youtu.be/ybvolCaNFuU
- Atividade para casa: Atividade: Pág. 93, Q´s: 1 a 4.
> Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81
Disciplina: Ciências
Professor: Fazinha Abreu
Tema: Etapas da digestão humana
Atividade (clique aqui)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 31/03/2020:

Turma: 81 e 82
Disciplina: Arte
Professor: Solange
Tema: Segue um Áudio com a correção da Atividade da semana passada, com explicação e exemplos.
> Atividade de Casa para responder no caderno de Arte.
- Link do áudio (clique aqui)
Atividade de Casa
1. De acordo com o que você estudou até o momento, que forma uma obra de arte pode expressar vida?
2. Você concorda que o obra de Michelangelo possui vida?
3. Você já conhece a história da Pietà. Mas, agora observe a foto da escultura novamente e descreva, com suas palavras, o que é a obra para você, ou seja, o que você imagina e sente olhando para ela.
4. Dentre as obras artísticas que você conhece, das variadas modalidades, quais expressam vida para você?

Bom estudo!

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Everton Ferreira
Tema: Regulamento e Estatuto – Uma necessária orientação.
Os regulamentos são textos que orientam o comportamento do interlocutor, apresentando minunciosamente regras a serem seguidas e penalidades para quem não as cumprir.
> Segue o vídeo: https://youtu.be/kQ4_9W6ig3o
> Atividade para casa: Leitura da pág. 90/91/92
> Atividade: Pág. 92, Q´s: 3 e 4.
- Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.

---------------------------------------------------------------

Turma: 82
Disciplina: Ciências
Professor: Fazinha Abreu
Tema: Etapas da digestão humana
Atividade (clique aqui)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 30/03/2020:

Turma: 82
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema:
> Fazer correção da atividade página: 33 questões: 02 e 03 (Passado dia 25/03/2020).
- Correção: (Observação sua resposta não precisa está igual, mas semelhante quanto a temática).
02- a) O formato desse gráfico no caso da Nigéria é de fato uma pirâmide, um triangulo com uma base larga e um cume bem estreito. No caso da Eslovênia não é mais um triangulo, mas, sim, quase um retângulo, com uma base estreita, uma parte intermediária larga e uma altura maior que o gráfico da Nigéria, pois há presença de pessoas com mais de 65 anos de idade, o que é insignificante no caso da Nigéria. Essa diferença indica menor taxa de natalidade na Eslovênia e também maior expectativa de vida.
b) Na Eslovênia, a maior concentração de pessoas encontra-se na faixa etária dos 65 aos 69 anos de idade, e na Nigéria essa concentração está na faixa entre 0 e 4 anos de idade. Essa diferença se explica pela maior expectativa de vida da população eslovaca, além de uma taxa de natalidade superior na Nigéria.
03-Em 2017, a Europa apresentava quase 80 milhões de imigrantes, a maior cifra em termos de migrações internacionais. A América Latina, com 9,5 milhões de imigrantes, ficou em penúltimo lugar- o último, com menos imigrantes, foi a Oceania. A Rússia é um país que e destaca por enviar e receber grande número de imigrantes internacionais. E os Estados Unidos são o maior país receptor do mundo, tendo em 2017 quase 50 milhões de imigrantes. No continente europeu, Alemanha e Reino Unido também se destacaram como países receptores. E os dois países de onde mais partiram emigrantes são a Índia e o México.
> Faze a leitura do texto: Com a chegada de venezuelanos, população de Boa Vista cresce 10% em um ano. (Página 37). Na sequência responda à questão 02 da mesma página.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema:
> Fazer correção da atividade página: 37 questões: 02 (passado dia 25/03/2020).
> As respostas são pessoais com base no seu entendimento referente ao texto.
- Esse vídeo ajuda a entender melhor a temática do texto: https://youtu.be/H7gM-UhM6Qg
- Fazer a leitura das páginas: 39 a 43 e assistir ao vídeo: https://youtu.be/slzCkclK0gM
> Na sequência responder as questões:1,2 e 3 da página 43.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81
Disciplina: Ciências
Professora: Fazinha Abreu
Tema: Etapas da digestão humana
Atividade (clique aqui)

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Ens. Religioso
Professor: Maximiliano Albuquerque
Tema: Identidade do ser humano.
Atividades: Pesquise sobre a identidade humana no século XXI, levando em consideração as diversas formas de ser e sentir-se. Depois, redija um pequeno texto com o tema: Valorizando culturas, formando identidades. (Deixar no caderno)
Vídeo aula: https://youtu.be/rbg8NyUxCic

---------------------------------------------------------------

Aula do Zoom
Turma: 8° ano
Disciplina: Zoom
Professor: Geórgene
Tema: Link para participar do grupo. https://chat.whatsapp.com/JRcRQvJahj41rJj4qCTOJK
Atividade do zoom: (clique aqui)

Estimadas famílias, paz e bênçãos!

Informamos que amanhã, terça-feira, a escola estará aberta, das 8 às 11h, para a família que desejar possa pegar a atividade da semana impressas.

Agradecemos o apoio e compreensão de todos.

Fraternalmente,
Coordenação Pedagógica

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa – Redação
Professor: Everton Ferreira
Tema: Objetos de conhecimento: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
> Segue o vídeo: https://youtu.be/ZOT8yu1QjJM
> Lembrete: A redação deverá ser escrita no bloco oficial do Colégio.
> Tema: Desafios para enfrentar o feminicídio no Brasil.
> A redação já foi concluída, solicito, apenas, que transcrevam como texto oficial.
> Leitura do paradidático: Romeu e Julieta – Shakespeare.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 27/03/2020:

Turmas: 81 e 82
Disciplina: Matemática
Professor: Geórgene
Atividade deverá ser feita até 01/04
Atividade do livro.
Página 93 - Questões 22 e 25
Página 96 - Questões 31 e 34

Videoaula de expressões algébricas: https://youtu.be/jOv5_aGADdM

Videoaula de multiplicação de polinômios: https://youtu.be/rnEUGHo8QMQ

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Everton Ferreira.
Conteúdos: Regulamento e Estatuto – Uma necessária orientação.
Leitura da pág. 90/91/92
Segue o vídeo: https://youtu.be/9pQk8pnUwF8
Atividade para casa: Pág. 92, Q´s: 1 e 2.
Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 26/03/2020:

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa.
Professor: Everton Ferreira.
Tema:
Conteúdo: Os verbos ter e vir e seus derivados.

Segue o vídeo: https://youtu.be/OJpGPeXFjN0

Correção do exercício de Complementação 2. (clique aqui)
Respostas:
1. Têm - B
2. B. C. D.
3.
a) Tem
b) Têm
c) Tem
d) Tem
e) Tem

Segue o vídeo para aprofundamento sobre o tema: https://youtu.be/NoqyiB4AS54

Atividade para casa: Q'Mágico.

Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.

---------------------------------------------------------------

Turmas:81 e 82
Disciplina: Ciências
Professor: Fazinha
Tema: Correção da atividade passada.

1) O estômago é um órgão elástico;quando vazio, tem um volume de 50 mililitros. Porém, ele pode aumentar 80 vezes sua capacidade se você comer sem parar.Isso equivale a 3 ou 4 litros de comida.

2) A digestão pode ser feita de forma mecânica e química. A forma mecânica ocorre nos processos de mastigação, enquanto a química ocorre nos processos de insalivação,quimificação e quilificação.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 25/03/2020:

Turma: 81
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema:
> Fazer correção da atividade página: 33 questões: 02 e 03.
> Correção: (Observação sua resposta não precisa está igual, mas semelhante quanto a temática).
02- a) O formato desse gráfico no caso da Nigéria é de fato uma pirâmide, um triangulo com uma base larga e um cume bem estreito. No caso da Eslovênia não é mais um triangulo, mas, sim, quase um retângulo, com uma base estreita, uma parte intermediária larga e uma altura maior que o gráfico da Nigéria, pois há presença de pessoas com mais de 65 anos de idade, o que é insignificante no caso da Nigéria. Essa diferença indica menor taxa de natalidade na Eslovênia e também maior expectativa de vida.
b) Na Eslovênia, a maior concentração de pessoas encontra-se na faixa etária dos 65 aos 69 anos de idade, e na Nigéria essa concentração está na faixa entre 0 e 4 anos de idade. Essa diferença se explica pela maior expectativa de vida da população eslovaca, além de uma taxa de natalidade superior na Nigéria.
03-Em 2017, a Europa apresentava quase 80 milhões de imigrantes, a maior cifra em termos de migrações internacionais. A América Latina, com 9,5 milhões de imigrantes, ficou em penúltimo lugar- o último, com menos imigrantes, foi a Oceania. A Rússia é um país que e destaca por enviar e receber grande número de imigrantes internacionais. E os Estados Unidos são o maior país receptor do mundo, tendo em 2017 quase 50 milhões de imigrantes. No continente europeu, Alemanha e Reino Unido também se destacaram como países receptores. E os dois países de onde mais partiram emigrantes são a Índia e o México.
> Faze a leitura do texto: Com a chegada de venezuelanos, população de Boa Vista cresce 10% em um ano. (Página 37). Na sequência responda a questão 02 da mesma página.

---------------------------------------------------------------

Turma: 82
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema:
> Fazer correção da atividade página: 27 questões: 1 e 2.
> Correção: (Observação sua resposta não precisa está igual, mas semelhante quanto a temática).
1- a) Índia, Paquistão, Bangladesh, Japão, Cingapura, Alemanha, Itália, etc. (a população relativa varie de mais de 100 a mais de 300 hab./Km²).

b) Rússia, Canadá, Mongólia, Austrália, etc. (a população relativa seja inferior a 10 hab./Km²).

c) Pelo mapa, o Brasil está na faixa dos 10 a 25 hab./Km². O mapa também mostra apenas a densidade demográfica média de cada país, mas no Brasil há grande variação regional, com a população mais concentrada na faixa litorânea e em algumas manchas no interior.

2- Interpretando o mapa, pode se concluir que os países mais populosos não são, necessariamente, os mais povoados, pois muitos possuem um território com grandes dimensões, a exemplo do Brasil, da China, dos Estados Unidos e principalmente a Rússia.

> Fazer a leitura das páginas 27 e 31 para responder as questões 02 e 03 da página:33.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Os verbos ter e vir e seus derivados.
Conteúdo: Os verbos ter e vir e seus derivados.
Segue o vídeo: https://youtu.be/xF-jR-prgic

Correção do exercício de Complementação:
Respostas:
1. E
2. D

Segue o vídeo para aprofundamento sobre o tema: https://youtu.be/KkfsbqYg7D0
Atividade para casa: Complementação II (clique aqui)
Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.
Professor: Everton Ferreira.

---------------------------------------------------------------

Turmas: 81 e 82
Disciplina: Ciências
Professora: Fazinha
Tema: Sistema digestório
Link da atividade: (clique aqui)

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 24/03/2020:

Turma: 81 e 82
Disciplina: Artes
Professor: Solange
Tema:
Áudio com explicação (clique aqui)
Ao ouvir o áudio pesquise e anote no caderno de Arte a seguinte pesquisa;
* Renascimento
* Afresco
* Obra de Arte A criação de Adão

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Everton Ferreira.
Tema:
Agenda: 24 de março de 2020.

Conteúdos: Os verbos ter e vir e seus derivados.

Correção do exercício: Pág. 85, Q's: 1 a 7: (clique aqui)

Atividade de fixação: Q'Mágico.

Atividade de complementação: (clique aqui)

Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.

Dúvidas? Estou à disposição: https://classroom.google.com/

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 23/03/2020:

Turma: 81
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema:
> Fazer correção da atividade página: 27 questões: 1 e 2.
> Correção: (Observação sua resposta não precisa está igual, mas semelhante quanto a temática).
1- a) Índia, Paquistão, Bangladesh, Japão, Cingapura, Alemanha, Itália, etc. (a população relativa varie de mais de 100 a mais de 300 hab./Km²).

b) Rússia, Canadá, Mongólia, Austrália, etc. (a população relativa seja inferior a 10 hab./Km²).

c) Pelo mapa, o Brasil está na faixa dos 10 a 25 hab./Km². O mapa também mostra apenas a densidade demográfica média de cada país, mas no Brasil há grande variação regional, com a população mais concentrada na faixa litorânea e em algumas manchas no interior.

2- Interpretando o mapa, pode se concluir que os países mais populosos não são, necessariamente, os mais povoados, pois muitos possuem um território com grandes dimensões, a exemplo do Brasil, da China, dos Estados Unidos e principalmente a Rússia.
> Fazer a leitura das páginas 27 e 31 para responder as questões 02 e 03 da página:33.

---------------------------------------------------------------

Turma: 82
Disciplina: Geografia
Professor: Aiany
Tema:
> Fazer correção da atividade página:114 questões 04
> Correção: (Observação sua resposta não precisa está igual, mas semelhante quanto a temática)
> 4- a) O afinamento das plataformas de gelo não provoca a elevação do nível do mar diretamente por que elas já estão sobre o mar. Entretanto, o derretimento dessas plataformas abre caminho para que o gelo que está sobre o continente (aprisionado no manto) deslize mais facilmente para o mar.
b) A causa apontada no texto é o aquecimento global e não se trata de uma variação natural do clima, mas de um aumento de 2,5ºC na temperatura atmosférica media dessa península.
> Analise o mapa da página:25 para responder as questões: 1 e 2 da página 27.

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82

> Agenda: 23 de março de 2020.
Conteúdo: Os verbos ter e vir e seus derivados.
Segue o vídeo: https://youtu.be/mOXd4b3RnWY

Dica:
Tem no singular -
Ex: Ele tem força de vontade.
Têm no plural -
Ex: Eles têm força de vontade.

Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.

Atividade para casa: Pág. 85, Q's: 1 a 7.

Correção do exercício: Pág- 83, Q's: 1 e 2: (clique aqui)

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82
Disciplina: Ens. Religioso
Tema: Mas o que é identidade?
Professor: Maximiliano Albuquerque
Atividade do Livro: Leitura das Páginas 18, 19 e 20. Depois da leitura, vocês devem responder as questões 6, 7 e 8 da Página 20.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 20/03/2020:

Turma: 81 e 82
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema:
1- Os verbos ter e vir e seus derivados.
Vídeo: Os verbos ter e vir.
Atividade para casa: Pág. 83 Q's: 1 e 2.
Professor: Everton

---------------------------------------------------------------

Turma: 81
Disciplina: Língua Inglesa
Tema:
Assistir ao vídeo para conhecer Ruby Bridges, tema do nosso próximo projeto! https://youtu.be/xOrOuHG2E3E

Realizar as atividades das páginas 37 a 40.

Para finalizar, vamos de música!

Ouça e acompanhe a letra da música abaixo. Preste atenção no uso do Simple Past. https://youtu.be/WbZB4D8yTTU

Nessa música podemos perceber o uso de verbos regulares e irregulares. Aproveite para revisar esse conteúdo!
Professor: Ramon Bernardo

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

⇒ Atividades do dia 19/03/2020:

Turma: 81 e 82
Disciplina: Matemática
Tema: Operações com Polinômios (Adição e Subtração)
Questões do livro.
Página:110
Questões: 1,2 e 3.
Questões do Caderno de Atividades.
Página: 35
Questão: 1
Professor: Geórgene

---------------------------------------------------------------

Turma: 81 e 82

Disciplina: Língua Portuguesa
Tema:
1- Correção do exercício: Pág. 78 Q's: 3 a 5;
2- Leitura do paradidático: Romeu e Julieta - Shakespeare.
Professor: Everton Ferreira

---------------------------------------------------------------

Turma: 81
Disciplina:Geografia
Tema:
> Fazer correção da atividade página:114 questões 04
> Correção: (Observação sua resposta não precisa está igual, mas semelhante quanto a temática)
4- a) O afinamento das plataformas de gelo não provoca a elevação do nível do mar diretamente por que elas já estão sobre o mar. Entretanto, o derretimento dessas plataformas abre caminho para que o gelo que está sobre o continente (aprisionado no manto) deslize mais facilmente para o mar.
b) A causa apontada no texto é o aquecimento global e não se trata de uma variação natural do clima, mas de um aumento de 2,5ºC na temperatura atmosférica media dessa península.
> Analise o mapa da página:25 para responder as questões: 1 e 2 da página 27.
Professor: Aiany

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades do dia 18/03/2020:

Turma: 81 e 82
Disciplina: Geografia
Tema: Fazer a leitura dos textos das páginas: 111 e 113 e na sequencia responder à questão 04 da página 114.
Professor: Aiany

---------------------------------------------------------------

Aniversários do Mês

  • Aniversários

    • 03/08 Maraiza
    • 12/08 Dora
    • 15/08 Elaine

Calendário Escolar

  • AGOSTO

    03 a 07 – Homenagens aos Pais.
    05 – Fundação da Paraíba – Feriado Estadual (quarta-feira).
    06 e 07 – 2ª ETAPA da XIV MARATONA de LEITURA do CNSL (Ens. Fundamental II).
    11 – Dia do Estudante.
    11 e 12 – 1ª Rodada de Reposição – II Trimestre (EF-AF, EM e CNNM), online, às 14h.
    15 e 29 – I SIMILOURDES OFICIAL, ONLINE, das 8h às 12h.
    15 e 29 – I SIMILOURDES JÚNIOR (6º AO 9º ANO), ONLINE, das 8h às 12h.
    22 – Dia da cidade de Cajazeiras – Feriado Municipal (sábado).

Fale Conosco

Whatsapp: (83) 99128-1820
Telefone: (83) 3531-1229
Celular: (83) 99693-3198

E-mail cnslpb@gmail.com

Facebook | Instagram | Youtube